A bela Aracaju')


Aracaju é um município brasileiro e capital do estado de Sergipe. Localiza-se no litoral, sendo cortada por rios como o Sergipe e o Poxim. De acordo com a estimativa realizada pelo IBGE em 2009, a cidade conta com 544.039 habitantes.Somando-se as populações dos municípios que formam a Grande Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras e São Cristóvão, o número passa para 780 mil habitantes. O topônimo "Aracaju" deriva da expressão indígena "ará acaiú", que em tupi-guarani significa "cajueiro dos papagaios". O elemento "ará" significa "Papagaio" e "acaiú", "fruto do cajueiro"

Cartões postais da cidade*)
*Ponte aracaju-Barra:
A Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros, tendo como nome oficial Ponte Construtor João Alves, sendo conhecida popularmente como Ponte Aracaju Barra ou Ponte Zé Peixe, liga a capital Aracaju ao munícipio de Barra dos Coqueiros, cidades do litoral de Sergipe. Aracaju encontrava-se separada de sua vizinha Barra dos Coqueiros pelo Rio Sergipe. Sua inauguração estava prevista para 25 de agosto de 2006, mas foi adiada para 24 de setembro de 2006, às 18:00h. Seu propósito é aproximar a capital Aracaju ao porto do estado, à beira do oceano Atlântico, dentro do Município da Barra dos Coqueiros. Com a obra, o litoral norte do Estado, que vai da foz do Rio Sergipe, até à foz do Rio São Francisco ficará mais acessível ao turismo em Aracaju.O projeto original é bastante arrojado para os padrões locais, sengundo informava o portal oficial do governo do estado, essa é a segunda maior ponte urbana do país, sendo a maior do Nordeste..A obra empregou quase mil operários durante sua construção e chama a atenção das pessoas à margem do rio Sergipe, podendo ser vista desde o centro da cidade até a foz do rio, à beira do oceano.

*Maior árvore de natal do mundo&)
A Árvore já se tornou patrimônio de Sergipe e, durante as festas de fim de ano, é a principal atração turística do Estado. A sua imponência e beleza deslumbram a quem tem o prazer de vê-la. É um verdadeiro espetáculo de luz e engenharia, que fica entre entre os rios Sergipe e Poxim.
E, para este ano, duas novidades: em torno de 1 metro a mais na altura e uma iluminação especial que foi a grande surpresa da inauguração.
A Árvore passará de 86 metros de altura, o que equivale a um prédio de 30 andares. São 24.500 lâmpadas de 40 kW/220 que estarão perfazendo um total de 480 kW de potência instalada.
A novidade ficou por conta de 756 lâmpadas Strobe, que criam um efeito de brilho magnífico no contorno da Árvore de Luz. De fato, a inauguração da Árvore foi um belíssimo espetáculo que encheu de orgulho e prazer o povo sergipano.

*Ponte do Imperador*')
Em 1860 para receber o Imperador D Pedro II a imperatriz Dona Tereza Cristina e seu séquito, o governo sergipano construiu um pequeno atracadouro de madeira para o desembarque. Em 1904, a ponte foi reformada e passou a ter em sua estrutura materiais mais nobres como metal e vidro, importados da Inglaterra, alem de um portal em forma de castelo medieval. Nesse período ela ganhou o apelido de ponte metalica inglesa.
Em 1920, nova reforma, dessa vez pelo construtor italiano Hugo Bozzi. A sua configuração com dois torreões de alvenaria encimados por duas esculturas de índios chegou ate os nossos dias.

0 comentários:

Postar um comentário